NR 5 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

22 dezembro, 2016 - Mario Cezar Souza de Oliveira

Dando continuidade ao nosso estudo das Normas Regulamentadoras (NR), veremos a seguir a NR 5 que trata da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

A CIPA tem o objetivo de prevenir acidentes e doenças que possam se originar no ambiente de trabalho, de acordo com o item 5.1.

Toda a empresa pública e privada, obrigatoriamente, deve manter uma CIPA, conforme item 5.2.

Para se dimensionar a CIPA utiliza-se o QUADRO I desta NR, conforme item 5.6. Vale ressaltar que a CIPA é composta por membros eleitos e indicados pelo empregador, portanto, o número de integrantes totais da CIPA é o dobro do apresentado no QUADRO I.

Exemplo QUADRO I – Quadro de integrantes da CIPA

Veja também as funções de cada integrante da comissão da CIPA: Comissão

O mandato para todos os membros da CIPA é de um ano, sendo possível uma reeleição, conforme item 5.7.

Cabe a CIPA identificar os riscos que a empresa possui e executar o devido Mapa de Risco, realizar mensalmente reuniões para discutir medidas que podem ser tomadas para adequar o ambiente de trabalho, para torná-lo mais seguro e realizar periodicamente vistorias dos ambientes de trabalho, conforme item 5.16

A empresa deverá fornecer treinamento para os membros da CIPA, conforme item 5.32. As empresas que não se enquadram no QUADRO I, deverão designar um indivíduo responsável para constituir a CIPA, a fim de cumprir esta NR, este designado também deverá receber treinamento anual, conforme item 5.32.2.

O ideal de toda a empresa é que todos os funcionários participem ativamente e conheçam todas as medidas de segurança ao executar suas atividades diárias, para isso a empresa deve dar condições a CIPA de promover campanhas esclarecedoras e motivadoras.


Para saber mais sobre as outras normas regulamentadoras, clique nos links abaixo: 

Mario Cezar Souza de Oliveira

Mario Cezar Souza de Oliveira

Já formado em Engenharia Mecânica, Mario cursa especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) e já atuou na área de Engenharia de produtos e desenvolvimento de projetos.
Contato: mariocezar23@gmail.com
Mario Cezar Souza de Oliveira

Últimos posts por Mario Cezar Souza de Oliveira (exibir todos)