Como a cultura de feedback impulsiona a performance dos vendedores externos

por

Mereo

|

10 min.

A alta performance das equipes só pode ser alcançada e sustentada com uma cultura de feedback sólida.

Afinal, atingir esse nível de excelência não depende apenas de estabelecer metas desafiadoras.

Construir uma cultura de feedback é um requisito para o desenvolvimento de times capazes de superar desafios e atingir resultados excepcionais.

Por isso, no artigo de hoje você entenderá mais sobre o que é cultura de feedback e como implementá-la, especialmente em equipes de vendedores externos.

O que você vai aprender neste artigo:

O que é cultura de feedback?

A cultura de feedback é a prática consolidada do feedback dentro de uma empresa.

Em outras palavras, é a valorização e a incorporação do ato de fornecer e receber feedbacks de forma contínua como parte do processo de trabalho.

Isso significa que se o feedback é fornecido somente após a avaliação de competências anual ou semestral, não existe uma cultura de feedback.

Nesse contexto, o sentido de feedback vai muito além de apenas dar uma opinião sobre algo. Ele consiste em uma troca aberta e construtiva sobre comportamentos e tarefas e tem como objetivo o desenvolvimento das pessoas do time.

Lembrando que, quando falamos em troca construtiva, não estamos nos referindo apenas a feedbacks positivos, mas também de melhoria. Até porque ambos são importantes para potencializar resultados e desenvolver competências.

Em resumo, a cultura de feedback pressupõe a criação de um espaço seguro dentro das equipes que incentiva a comunicação transparente para promover o aprendizado e a melhoria contínua.

Importância da cultura de feedback

A importância da cultura de feedback está ancorada, essencialmente, na oportunidade das pessoas identificarem pontos fortes e de melhoria para reforçarem o que está funcionando e corrigirem falhas.

Em geral, esse canal que a cultura de feedback promove gera benefícios imensuráveis para as empresas, como por exemplo:

  • Clareza e alinhamento de expectativas;
  • Desenvolvimento de talentos;
  • Melhora da performance;
  • Comunicação assertiva;
  • Aumento da motivação e engajamento;
  • Fortalecimento dos relacionamentos;
  • Retenção de talentos.

Em especial para as equipes de vendedores externos, que estão fora dos limites físicos da empresa, a cultura de feedback se torna não apenas vantajosa, mas indispensável.

É ela que mantém a comunicação eficiente, as equipes conectadas, o alinhamento de objetivos e o estímulo ao desenvolvimento, mesmo à distância.

Sem a presença do feedback, os vendedores externos podem se sentir isolados e desprovidos de apoio, uma vez que deixam de receber orientações estratégicas e valiosas para ajustar sua performance.

Como implementar a cultura de feedback nas equipes de vendedores externos

Agora que você já entendeu a importância da cultura de feedback, você pode estar se perguntando como fazer isso acontecer em equipes de vendedores externos.

Estabelecer uma cultura de feedback em equipes de vendedores externos pode parecer desafiador, especialmente considerando as distâncias físicas e as dinâmicas de trabalho.

No entanto, com uma abordagem estruturada, é possível criar um ambiente de colaboração e desenvolvimento contínuo, mesmo em equipes externas. Saiba como com os passos a seguir:

  1. Alinhamento e treinamento

Comece estabelecendo expectativas claras em relação ao feedback e explicando sua importância para o crescimento do time.

A princípio, é provável que as pessoas não fiquem naturalmente confortáveis em dar e receber feedback. Por isso, promova um treinamento sobre como dar e receber feedback com empatia e comunicação clara.

A seguir, separamos uma lista de boas práticas da cultura de feedback que sua empresa pode usar como ponto de partida.

  • Exclua vieses pessoais do feedback;
  • Dê o feedback instantaneamente;
  • Argumente com dados e fatos;
  • Seja objetivo e claro;
  • Tenha cuidado com o tom de voz;
  • Respeite a individualidade do receptor ao se comunicar;
  • Escute o que a outra pessoa tem a dizer.

A partir de um treinamento eficaz, todos estarão alinhados e aptos para trocar feedbacks construtivos.

  1. Sensibilização da gerência

Os gerentes devem estar totalmente envolvidos e ser um exemplo em relação ao feedback. Ela precisa ser referência tanto em como dar feedbacks construtivos quanto em como recebê-los.

Essa é uma forma de despertar o comprometimento dos colaboradores com o processo, já que percebem que a empresa aplica o que prega com o feedback sendo colocado em prática.

  1. Clima acolhedor

Apesar de haver um distanciamento físico, é importante criar um clima de segurança e acolhimento dentro da equipe.

A transparência e a abertura para o diálogo devem ser valorizadas para que os vendedores se sintam à vontade em se expressar sem medo de retaliações ou julgamentos.

  1. Feedback contínuo

A cultura de feedback não acontece se o feedback é fornecido como um evento isolado.

O feedback contínuo é a única forma de garantir que fatos importantes não se percam no tempo e que desvios de rota sejam corrigidos rapidamente para que não se tornem um problema maior.

Por esse motivo, estimule que o feedback positivo e de melhoria sejam fornecidos a qualquer momento e para qualquer pessoa da empresa, sempre que surgir a necessidade.

  1. Plataformas digitais

Sem dúvidas, a maior dificuldade para implementar a cultura de feedback em times de vendedores externos é a falta de contato presencial. Mas a boa notícia é que já existe uma solução para essa dor: as plataformas de pesquisas digitais.

A Mereo é uma plataforma que possibilita o envio de feedbacks positivos e de melhoria de qualquer lugar, em qualquer momento e para qualquer pessoa da empresa.

O feedback é recebido via Slack, Microsoft Teams, e-mail ou SMS e, dentro da ferramenta, a empresa consegue acessar um ranking de feedbacks do período e todos os comentários trocados.

Desse modo, é possível criar um senso de comunidade e colaboração nas equipes de vendedores externos por meio do feedback contínuo, mesmo à distância. Fale com a Mereo e agende a sua demonstração grátis da plataforma!

  1. Acompanhamento

Acompanhe as melhorias promovidas pelo feedback e comunique para os times, demonstrando na prática os benefícios da cultura de feedback tanto para os vendedores quanto para o negócio como um todo.

Isso incentiva a colaboração e reforça a participação ativa de todos no processo.

Case de sucesso em cultura de feedback: Checkmob e Mereo

Contra fatos não há argumentos, então trouxemos os resultados da cultura de feedback na Checkmob que farão você perceber com mais clareza o tamanho do impacto dessa prática para os times.

A Checkmob decidiu iniciar a sua parceria com a Mereo para implementar uma cultura de feedback quando aplicou uma pesquisa e recebeu a pior nota na pergunta “você recebeu algum feedback sobre seu trabalho nos últimos dias?”

O objetivo era proporcionar aos seus colaboradores um ambiente descontraído e de confiança em que a liberdade de expressão fosse valorizada.

Para isso, além de contar com módulo Feedback da plataforma Mereo para facilitar as trocas, o CEO começou dando o exemplo ao estabelecer o ritual de enviar feedbacks de forma contínua e estimular os demais líderes a fazerem o mesmo.

Também foi criado um incentivo para quem mais fornecer feedbacks pela plataforma, o prêmio trimestral chamado “eu me importo”.

Logo a Checkmob passou a colher os frutos dessas ações e ter resultados positivos, como o recebimento do selo de TOP Empresa Engajada nos últimos 12 meses, com destaque nas dimensões:

  • Relacionamento - 97% de aceitação.
  • Identificação com a Empresa e seu Negócio - 97% de aceitação.
  • Reconhecimento - 90% de aceitação.

Os dados mostram que seu ótimo resultado como uma das melhores empresas para se trabalhar é ancorado principalmente pelas práticas de reconhecimento e a transparência nas expectativas a nível de cargo, departamento e da empresa.

Em suma, esses foram os resultados que a Checkmob teve com a prática de feedback e que a sua equipe também pode ter.

Lembre-se que apenas com uma cultura de feedback é possível estimular o desenvolvimento contínuo, criar times de vendedores externos de alta performance e alcançar o crescimento sustentável.

Escrito por

Mereo

Comece agora a transformar seus resultados.

É rápido, fácil e seguro.

Teste gratuitamente

Artigos relacionados